Fórum Cozido à portuguesa
Olá Atina,
Em primeiro lugar parabéns pela sua Bimby e bem-vinda à nossa comunidade! :mixie-big-smile:
Estamos cá para ajudar e no caso do cozido à portuguesa o ideal é cortar a carne em pedaços mais pequenos e, se no final do tempo verificar que ainda não está como gosta, pode programar mais 5 a 10 minutos à mesma temperatura e velocidade.
Comece com receitas simples e vai ver que à medida que for experimentando mais e mais pratos, melhor vai conhecer os "segredos" da sua Bimby e adaptar pequenos pormenores das receitas, para que fiquem ao seu gosto!
Conte sempre connosco e com o seu Agente para qualquer dúvida que surja :mixie-wink:
E agora toca a bimbar muito!!!
Beijinhos
Mixie
Olá! Sou nova por estas andanças e é a primeira vez que participo.
Hoje experimentei fazer cozido à portuguesa pela 1ª vez. Segui a receita do livro, mas no copo coloquei apenas entrecosto e carne de vaca. O que foi cozido na varoma estava optimo, contudo achei que as carnes do copo ficaram duras e pouco suculentas... Antes da bimby costumava cozer as carnes na panela de pressão e ficavam sempre tenras e suculentas. Há alguma dica que me possam dar?
Penso que já percebi haverá alguma forma para a carne não se desfazer??? E talvez se posso pôr a morcela na varoma né?
bjs
E peço desculpa.
Eu uso todos os elementos da varoma - na parte de baixo ponho a couve e a cenoura, de modo a deixar espaço para o vapor circular, na parte de cima (no tabuleiro) ponho o frango no centro e os restantes ingredientes à volta.
Mas é sempre muito importante deixar o vapor circular na varoma e ela ficar bem "fechada".
Espero ter-me explicado melhor :)
Olha Levi, realmente tapei os buracos todos da varoma...:S deve ter sido por isso...
a varoma tem duas prateleiras né? uso só a de baixo, ponho lá os ingredientes tendo o cuidado de deixar furinhos destapados e coloco a tampa, é isso?
Tenho feito cozido algumas vezes, se bem que não sigo à risca a lista dos ingredientes (não uso farinheira nem morcela e ponho também um bocado mais de carne).
A carne de porco desfaz-se um bocado, é certo, mas se cortar a carne de vaca só um bocado mais pequena pode reduzir o tempo de cozedura (no máximo) em 5 minutos, que resulta bem - pelo menos comigo resultou.
Quanto aos ingredientes que se põe na varoma é tudo uma questão de como são colocados. é preciso não tapar os furos da varoma (onde costumo por a couve, com as folhas perpendiculares, e a cenoura cortada em tiras) e costumo por o frango no centro do tabuleiro, dispondo ao lado deste o nabo, as batatas e o que mais se quiser. O tabuleiro e a tampa têm sempre de ficar bem assentes na varoma porque se não, o vapor "foge" pelos lados.
Esta é a minha experiência. Espero que lhe seja útil.
Boas noites,
No fim de semana tentei fazer o cozido à portugesa do livro base,
é certo que pus um pouqinho mais de carne do que dizia lá mas nem foi mto...no máximo mais 100 ou 150g mas a coisa correu mesmo mal...(tirando a carne a mais, de resto respeitei os tempos de cozedura e as outras indicações)
A carne de porco desfez-se e desapareceu :), o chouriço de sangue rebentou, aquilo ficou com uma côr horrível, e o frango na varoma não cozeu, assim como o repolho...
Fiquei mesmo triste, tinha convidado os meus tios e queria mostrar-lhes as potencialidades da bimby e pimba...barraca.
Alguém já tentou fazer cozido? Correu bem??? Como fazem??