Fórum Como fazer bom pão

Pesquisa avançada
Filtro

• Restrito a
  • Data

Fechar
Resultados por página:

5 respostas | Última entrada

Experimente o pão milagre! Fica excelente.

Olá, experimente a minha receita de pão integral fácil 5 sementes.

Não aconselho mais de 50g de farinha de centeio ou aveia para um rácio de menos de 500g de outras farinhas.

Para quem está a começar penso também que é sempre melhor fazer um pão de MISTURA em que a farinha branca seja em maior quatidade que a integral.

Faça a regra da BOLINHA da massa no copo de água para que quando o pão vá ao forno já tenha de facto completado os 2 processos de levedura.

Depois da 2ª levedura, antes de ir ao forno mude o pão para um novo recipiente, estilo forma de bolo inglês e coloque lá a massa. BRESUNTE a forma com manteiga e farinha.

Tem/deve conhecer bem o seu forno! Fizemos 5 ou 6 tentativas até que o produto final fosse a nosso gosto.

Espero que lhe corra bem! Abraço, Marciano

Olá Carlita80,

Nas receitas vem sempre indicado qual a farinha a utilizar, para pães muito brancos será melhor utilizar farinha tipo 55 a farinha tipo 65 é mais aconselhada para massas de tender e massas lêvedas. 

Para pão e massas levedas temos que usar sempre fermento de padeiro,  fresco ou seco. O fresco vende-se em cubinhos embalados  ou a peso nas padarias de fabrico próprio. 

Tem validade curta no frigorífico, mas pode ser congelado e usado directamente do congelador para a bimby porque depois dissolve-se durante a receita.

É muito importante que respeite o processo de fermentação, deve evitar correntes de ar e verificar se a temperatura ambiente não é muito alta para que a massa não comece a cozer, para ver se a levedação está completa introduza um dedo na massa, se a massa voltar à posição inicial deve deixar repousar mais um bocado. 

Para evitar que ao levedar a massa não fique com crosta deve cubriri o recipinte onde a massa está a levedar com película aderente.

Para que o pão fique macio e crocante deve colocar um tabuleiro de alumínio vazio no forno para ir aquecendo e depois quando colocar o pão para cozer, deita uma chávena de água quente no tabuleiro para criar vapor dentro do forno.

Espero que estas dicas ajudem!  Smile

É que o pão na Bimby fica mesmoooooo delicioso! :mixie-big-smile:

Um beijinho e bons cozinhados Mixie Smile  

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 

Olá, tenho a bimby à muitos anos e utilizo-a TODOS os dias... Adoro a minha ajudante de cozinha Smile

MAs há uma coisa que não consigo que fique bem...

Pão...

Nem na hora que o termino sabe bem, tem sempre um sabor estranho...

Fica massudo. e utilizo sempre um recipiente com agua no forno...

Utilizo farinhas T65. integral, centeio... Sementes, Fermento de padeiro fresco ou em saqueta...

Digam-me o que devo ter em conta...

Queria fazer pao em casa, mas assim

desisto...

Carla