Fórum Doce de tomate muito liquido :(
A primeira vez que fiz doce de tomate também saiu muito liquido, apesar da pectina. Experimentei uma segunda vez com os tomates bem escorridos e não pus pectina. No fim como o tomate não estava suficientemente moído, coloquei 8 segundos, vel.5 e ficou no ponto. Apesar de parecer liquido, depois de colocado no fresco e arrefecido, fica com a consistência ideal.
também ja me aconteceu mas fiz assim: deixei ferver algum tempo na Temp.100 Vel.1 e quando o doce tinha reduzido bastante coloquei na Temp. Varoma durante cerca de 30 minutos. Ficou optimo, mesmo no ponto!
Acerca dos salpicos, experimente colocar a Varoma por cima da tampa. Desta forma mesmo que salpique muito nunca sai além da tampa da Varoma.
Patricia
Experimentei fazer o Doce de Tomate do livro base e tive um problema. Quando começou a ferver, começou a fazer muita espuma e a sair tudo por fora, inicialmente não me apercebi que tinha de retirar o copinho, mas sem copo e só com o cesto isso acontecia, tive de reduzir a velociade e vigiar, pq de cada vez que fervia começava a sair tudo por fora.
O mais estranho é que a quantidade da receita era de 800g de tomate e 800g de açucar e eu apenas coloquei 500g de tomate e 500g de açucar amarelo.
Ah! E também ficou muito liquido!
Usei tomates maduros da minha horta.
Já agora as meninas falaram da pectina, o que é isso?
Fiz doce de tomate jà por diversas vezes ,pois dei a provar e depois fiz para oferecer.
O tomate como tem muita agua leva mais de o dobro do tempo recomendado a "apurar".
No inicio tambem ficava muito liquido,mas fui sempre acrescentando mais um tempinho e vigiando a consistencia.
Acabou por ficar no ponto,
Não usei pectina.
Fica muito BOM.
Estou a pensar em fazer doce de uva,mas ainda não encontrei uma receita bimbòlica!!!;)
Olá tmlv,
Se não utilizar a pectina programe 15min/varoma/ /[soft] e coloque o cesto coador por cima da tampa em substituição do copinho de medida para que a condensação de água evapore mais depressa.
Ficarei a aguardar para saber se correu bem... espero que sim!
Beijinhos
Mixie
olá Mixie!
mas no livro também fala para deixar mais tempo a ferver se não utlilizar a pectina...fiz com o tempo recomendado sem a pectina e ficou liquida... tenho q tentar novamente prq uma amiga minha tb fez sem pectina e ficou rijinho... dps digo como correu! obrigada!
Olá tmlv,
O segredo da consistência do doce de tomate está na pectina como explica no novo livro base
Saudações
Olá! ontem fiz doce de tomate, mas ficou muito liquido. Alguem tem uma sugestão para remendar? e para nao voltar a acontecer? obrigda!!!