Fórum Dúvida - Queijo Fresco
Até há pouco tempo, sempre fiz na TM21 e utilizando coalho líquido(comprado qualquer farmácia, e sempre resultou. Atualmente tenho uma TM31 e ainda não tentei fazer nela, mas acredito que não haverá qualquer diferença. Além do meu primeiro tópico, mais não sei acrescentar....
Maria Manuela
Nunca consegui fazer
Julgo que posso ajudar, pois faço regularmente o meu queijo fresco na Bimby e depois de algumas adaptações passou a funcionar em pleno.
Segui integralmente a receita Bimby e utilizando as 100 grs do leite em pó "Primor" pacts 250 grs comprado na Makro (muito mais barato que o Nido ou outro) e leite do dia pasteurizado "Mimosa" ou outro que não UHT.
Depois da mistura na Bimby deito num ou dois recipientes de plástico largos e coloco no forno a 40 º (50º no máximo) até coagular (cerca de 1 hora).
De seguida divido a massa pela varoma e pelo tabuleiro da mesma, faço uns cortes na massa e aguardo cerca de meia hora a largar o soro.
De seguida utilizo duas colheres de sobremesa com as quais coloco a massa nos sinchos inox que adquiri, e procuro apertar o mais possível a massa nos sinchos com o fundo das colheres ao mesmo tempo que esmago a massa ( lembro-me de quando minha mãe fazia o queijo fresco e espremia a massa nas mãos fazendo bolas e deixando escorrer o soro por entre os dedos antes de a colcocar nos sinchos).
Forro o fundo de um tabuleiro com um pano branco limpo, enxuto e dobrado duas ou mais vezes para que absorva o soro que vai escorrendo dos sinchos e vou colocando sobre o pano os sinchos com os queijos e deixo no frio de um dia para o outro.
Fica simplesmente perfeito e delicioso.
Necessita um pouco de paciencia e feito com o coração, mas resulta e fica mais económico e mais saudável que no supermercado.
Espero ter sido útil
Maria Manuela
Obrigada Mixie pelas dicas.
De facto fiz com leite do dia - Vigor - e com coalho liquido.
Deixei repousar antes de colocar no cesto, apenas tinha de esperar era os 2 dias
Hoje já está mais consistente e com menos soro
Obrigada
Olá Doliveira,
O leite mais indicado para a preparação de quijo fresco é leite fresco do dia ou então o pasteurizado, dos pacotes moles. A receita não resulta muito bem é com leite UHT, de embalagem tetrapack e afins.
Se o coalho que usou estiver em bom estado, o queijo coalha ao fim do tempo indicado na receita e quando o coloca no cesto, ele já fica em pedaços consistentes.
Depois é muito importante que depois repouso durante 2 dias, para perder o soro e ganhar consistência.
Esperamos ter podido ajudar.
Beijinhos,
Mixie
Bom dia.
Preciso das vossas dicas para saber o que correu menos bem na minha receita de queijo fresco.
Este fim-de-semana, fiz a receita do queijo freco. Depois de repousar 2 horas, coloquei no cesto da bimby, dentro de uma taça para escorrer o soro.
Contudo, ontem ainda continua a deitar soro e hoje, trouxe para o meu lanche e ainda continua a deitar...
Existe algum truque para que escorra "mais depressa"?
Obrigada