Fórum Temperatura para fazer iogurtes. 80º ou 50º?

Pesquisa avançada
Filtro

• Restrito a
  • Data

Fechar
Resultados por página:

7 respostas | Última entrada

Quando se junta o iogurte no leite, o leite deverá ter uma temperatura máxima de 45 ºC uma vez que acima disso as bactérias presentes no iogurte e responsáveis pela fermentação vão morrer perdendo as suas propriedades.

No entanto quando se faz iogurtes de diferentes sabores, com fruta, ou natural mas de soja que necessita de levar um pouco de amido de milho ou algo que engrosse um pouco é necessário que o leite atinja uma temperatura mais alta para engrossar um pouco e depois é necessário que arrefeça para se juntar o iogurte e aí sim usa-se os 50ºC na bimby. O iogurte de soja feito com leite de soja fica perfeito.

Ah outra coisa, o leite para fazer iogurte não pode ter cálcio adicionado uma vez que o cálcio também impede a fermentação das bactérias presentes no iogurte.

Valerá a pena, assim, adquirir o novo livro base ? As diferenças são muitas ? Obrigada

Olá Sibá,

Deve seguir as indicações do novo livro base, em que a receita se encontra actualizada, e usar a temperatura 50º para preparar os iogurtes! :mixie-wink:

Espero que fiquem óptimos e Bom ano também!!! :mixie-big-smile:

Beijinhos

Mxie

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 

Sibá

Eu experimentei varias vezes fazer iogurtes de acordo com a recenita que tenho no meu livro base (80º) e nunca consegui. Entretanto fui-me queixando a diversas amigas que tenho com bimby até que descobrimos que as que conseguiam fazer bem utilizavam o novo livro base com 50º. Havia uma gralha no livro base inicial e a temperatura correcta é a mais baixa.

Sibá, a temperatura que deve usar para fazer os iogurtes é 50º. Desde k faço iogurtes sp me deram a receita com 4m/50º/ V.4. Nunca fiz a 80 mas penso k ñ é aconselhável.  

Bom Ano

A receita para o iogurte natural foi alterada no novo livro base. No antigo indicava 5 min/temp 80º/ vel 4. No novo indica 4 min/temp 50º / vel 4.

Gostaria de comprender se existe alguma gralha, se ambas funcionam e o porquê da alteração.

Obrigada e um bom ano para todos os bimbólicos!!!!