Fórum tipo de farinha para pao, brioche, pao de leite....
Ok, muito obrigada.
Da próxima vez coloque um pouco menos de fermento.
Vá testando até ficar a seu gosto.
Bjs
Piedade
ja esta :D :mixie-smile:
ficou optimo mas com um ligeiro sabor a fermento.... alguma forma de atenuar isso?
vai agora uma fornada de brioches! a ver como vai sair mas parece que vai sair com sabor a fermento. a massa levedou MUITO BEM mas cheira a fermento.... :s a ver... dentro de 50 min +/- volto com novidades quentinhas
Olá Marlene,
O fermento que utilizou foi mesmo o errado daí não ter sequer levedado. Esse fermento é o que se utiliza nos bolos.
Para o pão e similares utiliza-se o que a Mixie mencionou.
Volte a tentar.
Bjs
Piedade
Obrigada pela resposta. Vou seguir as dicas e ver como fica.
bjs
Olá marleneems,
Não desanime! Provavelmente está a experimentar a fazer pães e brioches pela primeira vez... com a prática e com a ajuda da Bimby os resultados serão cada vez mais espectaculares.
O problema deve ter que ver com o fermento que está a usar pois nestes tipos de massa o fermento a usar não é o mesmo dos bolos. Deve usar fermento seco em saqueta, como por exemplo o fermipan, que pode encontrar facilmente nos supermercados. Também pode usar o fermento de padeiro fresco que é ainda mais eficaz. :mixie-wink:
Outro segredo: a levedação!!! Tanto o pão como os brioches e pães de leite têm que levedar mesmo muito bem. No caso dos pães de leite até pode deixar levedar por duas vezes - uma depois de amassar e outra depois de formadas as bolinhas.
O tempo de levedação também é variável e depende da temperatura ambiente... agora com o frio é mais difícil e por isso as massas devem ficar num local morno e se necessário abafadas :mixie-wink:
Quanto à farinha deve seguir as indicações da receita pois em certos casos existem farinhas que resultam melhor que outras.
Vai ver que daqui a muito pouco já vai estar a partilhar connosco os seus maravilhosos pãezinhos
Conte sempre com a nossa ajuda aqui no fórum e com a sua Agente que está sempre disponível para responder a todas as dúvidas!
Espero ter ajudado!
Beijinhos
Mixie
Actualizacao. Fiz agora pao com farinha tipo 65 e ficou tipo pedra. nem levantou... sera do fermento? uso aquele fermento da royal, lata vermelha.... estou perdida
Ola, adquiri a minha bimby no Sabado e estou a familiarizar-me com ela. Tenho feito algumas coisas com sucesso e outras nao. O meu maior problema tem a ver com a panificacao ou seja, fiz pao saloio (ficou com ligeiro sabor a farinha), fiz pao de leite (parecem pao bijou duros por fora e fofos por dentre e sabem a farinha) e fiz brioche (o meu marido comeu um de manha e disse-me que as bolachas secas que tinha feito eram optimas para o pequeno almoco...)
bem, eu uso a farinhs branca de neve para bolos com fermento. Sera da farinha? segui a receita a risca e coloquei o recipiente com agua.
Obrigada