- TM31
Ingredientes
- 250 ml de água
- 5 colheres de sopa de incolor gelatina em pó
- 7 colheres de sopa de glucose (ou mel)
- 7 colheres de sopa de margarina (importante estar a temperatura ambiente)
- 1 colher de chá de essência de amêndoa (ou outra a gosto)
- 2 kg de açucar impalpável (ou 1 kg de açucar branco e 1 kg de amido de milho)
Acessórios
-
Espátula
-
Copo completo Bimby® TM6
Partilhar atividade
Sugestão para hojeEtapa de preparação
Caso não tenha açucar impalpápel, pode sempre fazê-lo na sua bimby. Fazer o açucar impalpável, colocar no 100g de açucar pulverizar a 20s, Vel. 9 (repetir este passo até pulverizar todo o açucar). Peneirar o açucar pulverizado com 500gr de amido de milho, misturando os dois produtos. Reserve.
Com o limpo, colocar a água fria e a gelatina em chuva, e deixar hidratar (+- 3 minutos). Derreter a gelatina a (2m, Vel.1, 50º). Quando a gelatina estiver a começar a derreter adicionar a glucose, a margarina e a essência de amêndoa até a pasta ficar homogénea.
Coloque 1,5kg de açucar num recipiente largo (o reservado anteriormente). Misture o liquido obtido com o açucar até obter uma massa homogénea.
Numa bancada, polvilhe com o amido de milho e comece a amassar a massa até deixar de colar aos dedos. Vá adicionando o restante amido de milho aos poucos (é provável que seja necessário apenas 250gr de amido de milho).
Se não for utilizar logo, guarde num local seco envolvido com película aderente e de preferência num local escuro.
Dica, quando estiver a moldar polvilhe com amido de milho as mãos, a bancada de trabalho e os utensílios de forma a não pegar.
Receita de Carina Costa no livro "Sonhos Doces" adaptada para bimby.
Modelo Bimby ®
-
Receita criada para
TM31
Esta receita foi inserida por um(a) Cliente Bimby ®. A Vorwerk Portugal não se responsabiliza sobre a mesma em termos de quantidades, preparação, resultados ou imagens. Por favor, tenha em consideração as informações de segurança contidas no nosso manual de instruções
Comentários
Cara Manchinha,
Bem, normalmente isso acontece quando se utiliza massa que foi feita a algum tempo e não foi trabalhada o suficiente para recuperar a elasticidade antes de começar a modela-la. Mas dado ter acabado de a fazer, pode também ter acontecido ter adicionar muito açucar impalpavel, ou até mesmo o açucar ter muito amido de milho.
Para corrigir isso, aqueça durante 10 segundos no microondas e depois comece a trabalhar a massa.
Cumprimentos,Adelaide
Boa tarde,
Acabei agora de fazer a massa mas ela ficou quebradica. O que sera que fiz de mal?
Obrigada
Manchinha
É verdade, açucar impalpável é 70% de açucar branco (pulverizado na bimby) mais 30% de amido de milho. No entanto, eu já experimentei essa dosagem e o açucar ainda cristaliza, pelo menos nas minhas mãos, o que faz com que o resultado final não fique a meu gosto. Ao usar 50% de cada, noto que a massa fica mais macia e fina e sem açucar cristalizado
Mas obrigado pelo reparo
Compreendo a sua preocupação, mas se fizer o bolo no próprio dia, ou na noite do dia anterior e manter num lugar fresco (sem ser o frigorifico) acho que não haverá problema com o seu bolo.Eu, no verão, costumo colocar na minha sala com o ar condicionado a trabalha no frio e nunca tive problemas.
Eu coloquei uma vez um bolo com pasta americana no frigorifico e o que aconteceu foi que a massa começou "a chorar", ou seja, começou a sair a glucose da massa. Dado a experiência ter corrigo mal com a pasta americana, não voltei a tentar com a portuguesa.
Contudo, eu já vi em programas de culinária que pode-se colocar no frigorifico se colocar o bolo dentro de uma caixa de papelão e uma caixinha que absorve a humidade do ar. Pode sempre experimentar.
Adelaide
Mt bonito o seu bolinho se me permite, e com todo o respeito, deixe-me só fazer um pequeno reparo, o açucar impalpável obtêm-se usando uma quantidade açucar em pó (pulverizado na bimby) com apenas 30% de amido de milho. A função do amido de milho é apenas evitar a humidade no açucar, se n tiver o amido o açucar começa a ter granulos. Parece-me que a mesma quantidade de açucar e amido será um pouco de mais. Mais uma vez as minhas desculpas, e continuação de boas bimbyces.
O facto de não poder ir ao frigorifico é uma grande desvantagem. Estava a pensar fazer bolo de iogurte com recheio de queijo mascarponne e doce de morango, mas o queijo se não for ao frigorifico não sei se poderá azedar. Já experiementou a colocar a pasta no frigorifico? Eu sei que não pode ir, mas caso vá não sei o que pode acontecer.
Susana
A pasta portuguesa usa-se como a pasta americana.Esta pasta apenas está preparada para as nossas condições climatéricas.
Por isso, não pode ir para o frigorifico. Devemos usar recheios nos bolos que aguentem bem o calor do verão, como por exemplo leite condensado ou creme de bolo de brigadeiro por exemplo, evitando usar o nosso maravilhoso doce de ovos
Adelaide
Ajudou bastante. Esta pasta trabalha-se igual que a americana? Também não pode ir ao frigorifico?
Muito obrigada
Susana
O amido de milho é mais conhecido como farinha maizena.Contudo existe amido de milho da marca espiga.E existe em todos os supermercados (continente, jumbo, pingo doce, ...)
Para fazer o açucar impalpável utilizamos 1kg de açucar normal (pulverizado na bimby) e 1 kg de amigo de milho, o que faz 2 kg de açucar impalpável.
Espero ter ajudado,Adelaide
O amido de milho encontra-se fácilmente nos supermercados? Para fazer o açúcar implapável utilizamos 2kg de açúcar normal, correcto?
Obrigada
Susana