Ingredientes
- Para a massa:
- 110 gr de água
- 200 gr de leite (usei magro)
- 50 gr de manteiga (usei Becel Líquida)
- 20 gr de fermento de padeiro
- 50 gr de açúcar
- 550 gr de farinha T65 + qb
- Para a montagem:
- 320 gr de açúcar mascavado
- 6 colheres de chá de canela
- 80 gr de corintos brancos
- 200 gr de manteiga (usei Becel líquida) + qb para a forma
- 2 colheres de sopa de mel multifloral
Acessórios
-
Espátula
-
Copo completo Bimby® TM6
Partilhar atividade
Sugestão para hojeEtapa de preparação
Coloque a água, o leite e a manteiga no copo da Bimby e programe 3 minutos, 50º, velocidade 1. Adicione o fermento e o açúcar e misture apenas 15 segundos, velocidade 3. Junte a farinha e programe 10 minutos, velocidade espiga.
Coloque a massa num recipiente enfarinhado e coloque dentro do forno (com ele desligado) a levedar durante 1 hora ou até dobrar de volume.
Findo o tempo, tenda a massa numa superfície enfarinhada com o auxilio de um rolo da massa e corte quadrados relativamente iguais, de cerca de 3 x 3 cm. No meu caso, rendeu 48 quadradinhos.
De cada quadradinho faça um bolinha com as mãos.
Num recipiente coloque o açúcar mascavado misturado com a canela e as passas. Noutro recipiente coloque a manteiga derretida à temperatura ambiente (se utilizar Becel líquida, como fiz, não necessita de ter essa preocupação). Coloque a forma, untada com manteiga, por perto e com o auxilio de uma colher de sopa, coloque cada bolinha no recipiente da manteiga e depois na do açúcar e canela, colocando cada uma das bolinhas, por fim, dentro da forma. Vai empilhando as bolinhas na forma, sem apertar ou qualquer ordem/cuidado em especial.
Quando terminar de arrumar todas as bolinhas de pão na forma, coloque novamente no forno (desligado) a levedar por mais uma hora. Findo o tempo, retire a forma, distribua o mel por cima e pré-aqueça o forno a 200º.
Assim que colocar a forma dentro do forno, reduza para 180º e deixe cozer por 35 minutos. Findo o tempo, deixe repousar por 5 minutos e desenforme.
Notas importantes: Quanto mais pequenos forem os quadradinhos/bolinhas, mais gordura e açúcar vai acabar por adicionar à receita, já que cada bolinha vai ser passada por manteiga e açúcar. Assim, se quiser tornar o bolo menos calórico, é uma questão de cortar quadrados um pouco maiores. Claro que quanto menos gordura e açúcar também tiver, menos saboroso e molhadinho ficará e provavelmente mais difícil será de cortar fatias sem que ele se desmanche. É uma questão de analisar o custo/benefício de cada uma das opções. Se optar por bolinhas maiores, reduza a quantidade de açúcar mascavado, canela e manteiga em proporção. O segundo pormenor a ter em atenção é utilizar uma forma de buraco, mas que não seja de fundo amovível já que a gordura acabará por escorrer, seja enquanto leveda, seja depois na cozedura.
Receita inspirada em semelhantes dos blogs 'Cozinha Colectiva' e 'As Aventuras de uma Mamã'.
Esta e outras receitas em www.umapedradesal.blogspot.pt.
Modelo Bimby ®
-
Receita criada para
TM31
Esta receita foi inserida por um(a) Cliente Bimby ®. A Vorwerk Portugal não se responsabiliza sobre a mesma em termos de quantidades, preparação, resultados ou imagens. Por favor, tenha em consideração as informações de segurança contidas no nosso manual de instruções
Comentários
Adorei esta receita, mas não passei os bocadinhos de massa por manteiga. Fui preguiçosa e simplesmente passei o spray (aqueles de gordura vegetal) e funcionou e cobri com uma mistura de margarina com açucar amarelo ao invés do mel e funcionou.
Mesmo assim estou proibida de fazer esta receita muitas vezes cá em casa!!!!!
Obrigada pela partilha!
Que ideia original, tem um aspecto fantástico!
Sabe o porquê de se chamar "monkey bread"?
Beijinhos, :mixie-big-smile:
Um beijinho e bons cozinhados,
Mixie
Are you sure to delete this comment ?