Ingredientes
- 475 g leite gordo
- 2 c.sopa manteiga sem sal
- 255 g farinha
- 1 1/4 c.chá sal grosso
- 3/4 c.chá fermento
- 45 g sementes de millet
- 15 g sementes sésamo tostadas
- 15 g sementes girassol tostadas
- 5 ovo, s grandes, á temperatura ambiente
Acessórios
-
Espátula
-
Copo completo Bimby® TM6
Partilhar atividade
Sugestão para hojeEtapa de preparação
Pré-aqueça o forno a 220ºC. Unte e polvilhe 6-8 formas grandes para queques, de preferência altas e estreitas, poderá também usar ramequins, e reserve.
Peneire a farinha, o sal e o fermento 5 seg/vel 5. Junte as sementes e envolva com a espátula. Reserve.
Junte o leite e a manteiga e mexa 2 mnts/37º/vel 2. Reserve.
Com o copo limpo e seco, coloque a borboleta, deite os ovos e bata-os cerca de 4 mnts/vel 3 1/2 (os ovos deverão ficar leves e volumosos e bem amarelinhos). Reduza para a velocidade 3 e, pelo bucal, deite a mistura da farinha alternada com o leite. Deverá fazê-lo em 3 adições, começando e terminando com a farinha. Bata 60 seg adicionais.
Coloque as forminhas no forno pré-aquecido cerca de 5 mnts. Rapidamente, mas com cuidado, retire-as (não deixando sair muito calor do forno), e encha cada uma delas com massa até meio. Volte a colocar no forno com cuidado (mas o mais rápido possível), e reduza a temperatura para 200ºC. Deixe cozer cerca de 30-45 mnts. Na realidade não existe um certo para estabelecer, eu costumo fazê-lo a "olho". Sem abrir o forno, verifique se atingem um tom dourado em todos os lados e muita elevação. Cozinhe-os o máximo de tempo que conseguir sem deixar que queimem no topo. Retire-os do forno, desenforme para uma rede e desfrute-os assim que for possível.
Modelo Bimby ®
-
Receita criada para
TM31
Esta receita foi inserida por um(a) Cliente Bimby ®. A Vorwerk Portugal não se responsabiliza sobre a mesma em termos de quantidades, preparação, resultados ou imagens. Por favor, tenha em consideração as informações de segurança contidas no nosso manual de instruções
Comentários
Algumas receitas mencionam a utilização de leite e não especificam a quantidade de gordura, nesses casos podemos optar por versões mais ou menos gordas. Mas existem outras receitas, como o caso desta, que especificam o uso de um determinado tipo de leite, como esta, e deverá ser respeitado, sob risco de a receita não têr um final feliz. A razão é que por vezes é necessário uma percentagem de gordura adicional que o leite irá providenciar. A massa fica assim mais macia e hidratada.
Espero têr ajudado :mixie-wink:
TMarvão
Bom dia TMarvão,
podemos usar leite magro ou meio gordo? cá em casa não gostamos de leite gordo.
Obrigada
ACorreia
:mixie-wink:
TMarvão
Olá Tmarvao,
Adorei a receita, muito original!
Obrigada por partilhar esta receita com toda a comunidade.
Um beijinho e bons cozinhados Mixie :mixie-big-smile:
Um beijinho e bons cozinhados,
Mixie